02 julho 2013

Conhecimento e a composição do nosso cabelo.

Olá meninas, vamos falar um pouco sobre cabelo, afinal eu vou me formar no curso em outubro se Deus quiser, então hoje vamos conhecer as composições do cabelo, é muito bom nós mulheres se importar com isso, então vamos conhecer um pouco do que eu estudo. 

Composição e crescimento do cabelo

Um ser humano tem, dependendo da estrutura e cor do cabelo, entre 85.000-140.000 fibras de cabelo; das quais 30-100 são perdidas diariamente. Pessoas loiras, por exemplo, têm muito mais cabelo do que pessoas com cabelo escuro (média de fibras de cabelo para uma pessoa loira é de 140.000, e para uma pessoa com cabelo escuro é de 100.000). Mas o cabelo claro tem tendência a ser fraco e sensível. No entanto, quase ninguém se deve conformar com o que a Mãe Natureza lhe deu, porque o cabelo pode ser mudado.
O cabelo é composto por aproximadamente 80% proteínas, 10-15% água, 5-10% lipídios, pigmentos e minerais. As proteínas formam a queratina do cabelo.Podemos analisar o cabelo como tendo duas partes: a parte que cresce fora da pele, o pelo, e a raíz que fica por baixo da superfície da pele.



Queratina

O cabelo consiste principalmente em queratina. Queratinas são proteínas, que são responsáveis pela textura e elasticidade do cabelo.











Glândulas sebáceas

Perto da pele, existem também as glândulas sebáceas que produzem óleo. A sua tarefa é manter o cabelo macio e suave. Às vezes estas glândulas produzem óleo a mais ou a menos, o que deixa o cabelo seco e áspero.

O ciclo do cabelo

O cabelo cresce cerca de 1-1.5 cm por mês. Depois de 3-7 anos de crescimento, a papila na raiz do cabelo deixa de atuar, fazendo parar o crescimento do cabelo e a raiz capilar retrai-se. Finalmente, o cabelo solta-se, cai e deixa espaço para um cabelo novo, que nasce na nova papila. Dado que os cabelos todos não estão sempre na mesma fase de crescimento, garante-se que o cabelo cresce de forma equilibrada. Uma queda de cabelo de 30-100 cabelos por dia é perfeitamente normal.

 Danos do cabelo

O cabelo pode sofrer danos devido a várias influências externas. Estes danos podem ser divididos em quatro grupos:
-Danos mecânicos - devido ao pentear e puxar,
-Danos através do calor, por secar com secador ou utilizar um modelador de cabelo/ ferro de alisar.,
-Mudanças químicas - devido a pintar o cabelo, descolorar ou fazer permanentes,
-Danos devido aos raios-UV.
As influências negativas acima mencionadas tornam a superfície do cabelo áspera, as "telhas" soltam-se ou são destruídas. Portanto, o cabelo parece fraco e baço, fica difícil de pentear e áspero. Se o cabelo fica danificado, por exemplo, devido a calor, mudanças químicas ou luz solar intensa, perde estabilidade e força. Fica com tendência a partir e criar pontas espigadas. Com os produtos adequados estes danos podem ser reduzidos, para que o cabelo volte a ter um aspecto saudável.


Espero que vocês gostam e aproveitam...
Se gostaram é só comenta........

BEIJOS E ABRAÇOS

8 comentários:

  1. Que bacana esse post =) adorei saber mais sobre os cabelos!
    Bjokas milll!!!

    ResponderExcluir
  2. Oii linda! Vim agradecer o carinho lá no blog! Desculpa a demora :/
    Já estou seguindo, Beijooos'
    Tem sorteio lá no blog!
    http://naanyfernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sabrina adorei o post uma informação ideal pra que trabalha com química de cabelo, muito bom, obrigado por visitar nosso blog e deixar seu comentário. bjs até mais. Janet Farias


    http://tonemaimagaly.blogspot.com.br/2013/07/esmalte-creme-e-geleia-novidades-da.html

    ResponderExcluir
  4. Olá lindinha!!!

    Nossa que post legal...gostei de saber a respeito dos meus cabelos rs


    Beijos e feliz final de semana e obrigada pela visita ao profetizando.

    Fique bem, e que Deus te abençoe com copiosas bênçãos.

    ResponderExcluir
  5. "Nunca existiu uma pessoa como você antes,
    não existe ninguém
    neste mundo como você agora e nem nunca existirá.
    Veja só o respeito que a vida tem por você.
    Você é uma obra de arte — impossível de repetir,
    incomparável, absolutamente única."

    Tenha um excelente fim de semana
    Beijão ✿◠‿◠)✿
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  6. Achei show, só fiquei meio confusa com o lance do cabelo parar de crescer depois de 3 a 7 anos e aquelas mulheres q são chamadas de Rapunzel? são exceções? Parabéns pelo curso q Deus te aebçoei em sua nova jornada e obrigada sempre pela sua visita vc é um anjo
    bjks
    Monica Miranda
    http://fofocasdebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse ano, meu foco está nos meus fios e cuidados com pele, pois os cabelos como dizem é algo necessario e fundamental para a nossa beleza, e meus cabelos são crespos preciso dar relaxamento neles a cada 3 meses pois se não fica volumoso demais na raiz, então estou tentando cuidar bastante para que demore o produto no meu cabelo, ou se não, tirar um pouco essa coisa de volume ( excessivo ) , não curto dar escovas ou chapinhas no meu cabelo alem de fazer mal não acho combinável comigo, prefiro cachinhos . Beijos.

    http://sacola-vazia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelos comentários meninas lindas, amo trabalha com cabelo e gosto de compartilhar com vcs.
    Monica nosso cabelo depois de um tempo ele tem o ciclo onde nasce cabelo novo e é ai que para de crescer, cresce apenas o cabelo novo, espero que tirei a sua duvida qua quer coisa só perguntar... bjos

    ResponderExcluir

Agradeço a todos que comentar, aceito comentários bons e de boa fé,
se esta seguindo deixe o endereço que seguirei também.
beijos com muito carinho...